Confira o que Campinas tem de melhor

Em final de 2014, Campinas foi considerada uma das 5 melhores cidades para se viver, garantido pelo estudo que avaliou 77 qualidades das 100 consideradas melhores cidades do Brasil, muitas em população, e isso ficou distribuído em dez categorias, entre elas bem-estar, economia e segurança.

Mas o que Campinas tem de melhor? A cidade oferece boa qualidade de vida, com muitas opções de lazer e atividades tanto em ginásios como ao ar livre.  É um lugar com Centros Históricos e para quem mora no Centro, tudo fica próximo. Contém problemas como qualquer outra cidade, com seus prós e seus contras, mas onde os prós prevalecem, assim dizem os moradores.

Vamos falar mais um pouco sobre essa maravilhosa cidade:

– Culturalmente Falando

A cidade de Campinas é dotada de várias casas de shows e espetáculos, assim como cinemas e teatros, estão entre eles: Teatro Brasil Kirin (agora somente Teatro Iguatemi), com preços não muito populares, mas com ótimos shows; Estação Cultura (Ferroviária), com várias coisas antigas e história de Campinas; Teatro Municipal José de Castro Mendes, considerado bem conservado, limpo e organizado; Teatro SESC, centro de lazer e cultura de alta qualidade para a população; Teatro SESI, considerado um dos melhores teatros de Campinas; Centro de Convivência Cultural – Teatro Arena, espaço com bastante convivência; Jimmy Rocker, local para boa música; CPFL Cultura, grandes atrações com escritores, pensadores renomados; Teatro Infantil Carlito Maia, entretenimento para a criançada; Teatro Arte e Ofício, para quem quer diversão; Teatro Escola Sia Santa, boas peças e encenações; Teatro Tãozinho – Sala Rotunda, espaço pequeno, mas bem estruturado; Teatro Vila Padre Anchieta, um teatro antigo, mas de boa escolha; Centro Cultural Casarão do Barão; Auditório Beethoven; Teatro Confraria da Dança Ltda; Teatro Municipal Leme, entre outras obras culturais para visitar, fazer e participar no local. Assim como museus cinemas tanto para moradores como para visitantes.

– E sobre os parques

Campinas possui muitas atrações naturais para se aproveitar e curtir a natureza, tais como: Parque do Taquaral (Parque Portugal), lugar para praticar esporte do mais variado; Bosque dos Jequitibás, lugar de muita sombra é ótimo para passeios; Pedreira do Chapadão, ótimo para recreação e piqueniques com a família; Bosque dos Italianos, local pequeno, mas bastante arborizado; Bosque dos Guarantãs, um pequeno lago e trilha para caminhadas; Mata Santa Genebra, visita guiada para conhecer o local; Parque Ecológico Dom Bosco, um lugar para lazer e diversão; Bosque dos Artistas, um parque pequeno, mas sossegado, onde os artistas eram acostumados a visitar, por isso o nome; Jardim Botânico do Instituto Agrônomo, para quem gosta de um grande acervo em plantas, lá é o lugar certo, além de tranquilo. Esses e outros lugares você irá encontrar em Campinas para poder usufruir de paz e tranquilidade, além de lazer, é claro!

– E sobre os monumentos

Campinas possui monumentos bastante conhecidos pela história de nosso País e visitados pelo o mundo todo e todos os anos. Muitos deles importante para a formação da nossa história. São eles: Monumento Túmulo à Carlos Gomes, monumento e túmulo de corpo inteiro do maestro, em bronze; Monumento ao Bicentenário de Campinas, o pilar possui a data em que a cidade foi fundada e a do bicentenário em seu cimo, em bronze; Monumento a Campos Sales, representando algumas características do governo, ou seja, a harmonia, crédito e abundância; Monumento a Bento Quirino, estátua em bronze, comerciante que prestou muitos serviços à população devido a febre amarela; Monumento Fundação de Campinas, Monumento das Andorinhas, Monumento Túmulo aos Voluntários de 193, mausoléu em forma de bandeira paulista. Venha conhecer esses e outros monumentos de Campinas e conheça um pouco mais dessa história.

– O zoológico Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás traz muitas atrações para os visitantes, tais como: mais ou menos 300 animais vivem soltos na área da mata. Cerca de 10 hectares de reserva florestal nativa, podendo ser vistos a qualquer momento, por entre às ruas, ou nas árvores.

Há entre eles, saguis, bugios, bichos-preguiça, calangos e tucanos. Esses são alguns que se podem encontrar no Bosque. No total, são 52 espécies de aves identificadas, 15 espécies de mamíferos, 15 de répteis e mais alguns anfíbios. Todas pertencendo à área nativa, com isso, fazem parte da fauna brasileira.

Os animais estão soltos, praticamente acostumados coma presença de seres humanos. Muitos visitantes se encantam com os animais, se aproximando deles, dando alimentos. Mas o Bosque informa que os animais não podem ser alimentados pelos visitantes, podendo prejudica-los.

Outra questão é o lixo no local, onde os organizadores pedem que os visitantes recolham. Nada melhor que cada um juntar o seu e colocar no seu devido lugar, não é?

O local abriga diversas espécies de animais, tanto nativos, quanto exóticos, assim como os casais de leões, os hipopótamos e a pantera, e também arara-azul, tamanduá, anta, onça pintada, cachorro-vinagre, que fazem parte dessa fauna.

Também conta com área de lazer e playground, quiosques, museus, teatros e casas infantis. Tudo em um só lugar.

– Esportes

Campinas possui vários locais para prática de esportes gratuitos, disponíveis com equipamentos esportivos, seja em praças ou em clubes, confira aí os locais:

Clubes Municipais do local, Praças Municipais e Ginásios Municipais, nas Zonas Leste, Sudoeste, Noroeste, Sul e Norte. Para mais informações sobre atividades locais e atuais, poderão entrar em contato através do telefone da própria Prefeitura: (19) 3705-8154 / 3705-8153.

 

Gostou de conferir o que Campinas tem de melhor? Agora é só aproveitar!

Veja algumas Passagens Aéreas para Campinas que encontramos nas últimas horas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>