Conheça os 5 melhores pontos turísticos de Ouro Preto

Ouro Preto fica aproximadamente 95 km de Belo Horizonte, que é considerada uma das principais cidades turísticas do estado. Fundada em 1711, possui um dos maiores acervos arquitetônicos do país, foi declarada a primeira cidade brasileira de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, isso em 1980. E se você for caminhar por ela, poderá ver a sua riqueza histórica, com aquela sensação de voltar ao passado, estando dentro daqueles filmes de época que costumamos ver na televisão, com seus casarões e monumentos que dão todo esse cenário à cidade.

Os pontos turísticos

Iremos mostrar agora 5 pontos turísticos da cidade, que com certeza você não deixará de ficar de fora dessa, ainda mais com as promoções de passagens aéreas ofertadas para a cidade de Ouro Preto, onde as vantagens são muitas e para desfrutar de tamanha beleza, você só precisará de tempo e boa companhia. Confira:

#1- Museu Aleijadinho

Fundado em 1968 pelo pátroco Francisco Barroso Filho, esse museu foi dedicado ao grande mestre da arte barroca no Brasil. Em 2007 passou por uma completa revitalização e modernização museológica e também museográfica para que pudesse receber seus visitantes e seus admiradores. Esse museu integra uma das três igrejas históricas de Ouro Preto: Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, que são os locais onde estão as salas do Museu, Igreja de São Francisco de Assis, sendo uma das obras-primas do barroco brasileiro, contudo, sendo uma das maiores realizações do Aleijadinho; e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões. E o ingresso é válido para o Museu do Aleijadinho, servindo para a visitação às três Igrejas.

 

#2- Feira de Artesanato do Largo Coimbra

“A Feirinha de Pedra Sabão” como é conhecida, desde 1995 a Associação de Expositores do Largo do Coimbra se reúne em frente à igreja de São Francisco de Assis para assim comercializar e expor suas obras artesanais. Contando hoje com mais de 50 bancas para atender o público, a feira tenta acolher o público da melhor forma e fazer com que os turistas do mundo todo se sintam em casa. Neste local são vendidas joias como colares, brincos, pulseiras e anéis, além de camisetas e bonés bordados, pedras preciosas e peças decorativas. É o local ideal para quem quer comprar aquelas lembrancinhas para levar à família toda.

 

#3 Mirantes

A cidade de Ouro Preto contém muitos mirantes espalhados por ela, mas se for optar por algum deles, opte pelo o Morro São Sebastião, da UFOP, da Casa dos Inconfidentes ou na Igreja São Francisco de Paula, que oferece uma exclusiva e perfeita visão do bairro Pilar e da Praça Tiradentes, além de outros pontos como a Rua Direita, que para serem vistos precisam de um ângulo mais alto. Ótimo lugar para tirar belas fotos e guardar de recordação belíssimas imagens.

#4 Maria Fumaça

A Maria Fumaça que percorre um lindo caminho até Ouro Preto (custando em torno de R$ 40), o Trem do Vale faz parte do turismo da cidade de Ouro Preto ligando a cidade de Mariana em um percurso de 18 km, com cenários formados por lindas montanhas e cachoeiras. Uma visão jamais esquecida para os seus visitantes, que com certeza não podem deixar de fazer esse passeio.

#5 Parque Estadual do Itacolomi

Encontra-se na serra de mesmo nome e entre o município de Ouro Preto e Mariana. Esse parque oferece centro de visitação, sanitários, auditórios, restaurantes e lanchonetes. Possui visitação guiada tanto para falar da parte histórica, quanto para as trilhas e expedições. Os visitantes são conduzidos por informações de monitores a respeito dos atrativos.

Lá fica situado o pico do Itacolomi que foi um marco de referência aos viajantes e aventureiros que buscavam ouro e pedras preciosas na região depois do ano de 1694. Também encontrada nessa área a Fazenda São José do manso, que abriga a Casa Bandeirista, sendo uma construção realizada por bandeirantes do século XVIII, e também o Museu do Chá.

Não fique de fora de conhecer essa cidade. Reserve já o seu hotel ou pousada e aproveite a variedade de promoções de passagens aéreas para Ouro Preto e aproveite casa minuto dentro dessa maravilhosa cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>