Lugares para visitar em Belém do Pará

Uma das maiores cidades da região Norte de nosso país, Belém, possui aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Sua fundação é datada de 1616, e a cidade se deu início por sua grande importância estratégica, depois da construção do Forte do Presépio, as margens da baía do Guajará.

O desenvolvimento foi apenas uma consequência, por conta da economia nos áureos tempos da borracha, durante o chamado Belle Époque, os reflexos podem facilmente serem percebidos na arquitetura local, repleta de prédios da época em seu centro histórico.

Quem escolhe Belém como destino de viagem, pode se dizer que são turistas que apreciam a mistura do rústico com o moderno, com muitas luzes e diferentes ritmos de festas que acontecem por toda a cidade.

O calor extremo é algo muito comum do cenário, com muita chuva no final do dia, como também o maravilhoso vai e vem dos barcos na Baía do Guajará, ruas repletas de mangueiras e diversas construções dos séculos 18 e 19.

E quando pensamos em Belém, não podemos não pensar em música. Muitos cantores famosos, como Joelma, Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro e claro Fafá de Belém, ecoam por todos os cantos da cidade.

E através dos grafites que são organizados por Drika Chagas, na chamada Cidade Velha, pintam de colorido um bairro que a cidade insiste em não deixar cair no esquecimento.

Quem for visitar Belém pela primeira vez, não pode deixar de conhecer os principais cartões postais da cidade. E certamente, um dos mais tradicionais deles é o Ver-o-Peso, um mercado que possui mais de 380 anos e reúne sabores extremamente exóticos que essa região possui.

Com centenas de barracas por todo o mercado, você encontra desde temperos, frutas, ervas e o famoso tacacá, um caldo que é feito com tucupi, a goma de mandioca, jambu que é uma erva local, camarão seco e pimenta-de-cheiro. E se prepare para suar, pois o caldo é servido extremamente quente, mesmo com todo o calor que faz na cidade.

E se você é uma pessoa mística, pode também se aventurar em um vasto mundo de superstições amazônicas que existem na parte de vendedores de ervas. Tanto os homens como mulheres, que receberam a tradição oral do preparo de infusões e banhos, afirmem que de acordo com a famosa crença popular, atraíram sorte, prosperidade, saúde e muita alegria no amor. Que tal experimentar?

Não deixe de ver no final deste artigo, as passagens promocionais que encontramos, e vá provar destas iguarias e comprovar sua veracidade.

Acompanhe agora alguns pontos que você não pode deixar de visitar ao chegar em Belém.

Estação das Docas

Certamente é uma das grandes atrações da cidade. com três grandes armazéns de ferro inglês, do século 19 e enormes guindastes, são os símbolos deste local. Reunindo uma intensa vida cultural e gastronômica, às margens da Baía do Guajará. De lá também saem inúmeros passeios de barco pelo e rio, onde você poderá assistir um dos mais lindos pores do sol que você já terá visto.

Mercado Ver-o-Peso

O verdadeiro símbolo da cidade de Belém, o mercado é atualmente considerado como uma das maiores feiras ao ar livre de toda América do Sul. Foi inaugurado em 1901 e abastece toda a cidade de alimentos, com direito a muita introdução da culinária paraense, é claro.

Não deixe de provar as frutas típicas da Amazônia, o tucupi e provar o açaí mais fresco que você irá tomar em toda sua vida.

Sem contar que o mercado é extremamente famoso por suas conhecidas ervas medicinais, e existe um setor inteiro reservado para elas. Se você quiser comprar artesanato local, é por lá também que você irá encontrar.

Mangal das Garças

Este é um parque ecológico, situado em meio ao centro histórico da cidade, as margens do rio Guamá.

A ideia do parque, é conseguir reunir no mesmo local, parte da Floresta Amazônica junto a diversa flora e fauna da região. O Farol possui 47 m de altura e proporciona a seus visitantes uma maravilhosa vista de toda a cidade.

Você pode comer por lá também, até porque um dos mais famosos e gostosos restaurantes de Belém, o conhecido Manjar das Garças, está situado dentro do Mangal.

Não perca mais tempo e programe agora mesmo sua viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>