Publicidade

A quarentena está trazendo muitas mudanças no mundo como um todo e, se por um lado, os itens de higiene e de alimentação estão cada vez mais caros, as passagens e pacotes aéreas estão enfrentando um momento de muitos descontos e valores promocionais. Grande parte das passagens disponibilizadas atualmente são para viagens a partir do segundo semestre desse ano e para 2021, pois as expectativas é de que as coisas comecem a melhorar e que até lá a pandemia já terá amenizado.

Publicidade

Esse pode ser o momento que você tanto esperava para investir em uma viagem dos seus sonhos. Há os mais variados destinos com preços muito baixos e isso leva muitas pessoas a adquirirem as passagens agora, mas será que é realmente uma boa ideia? Especialistas em economia alertam os consumidores sobre alguns pontos que precisam levar em conta antes de tomar a decisão final.

Saiba o motivo de tantos valores promocionais

O turismo nacional e internacional está sendo muito afetado com a pandemia do coronavírus, afinal a doença se espalhou pelo mundo inteiro e as viagens são uma forma de aumentar o contágio, por isso foram canceladas em grande parte do mundo. Hotéis, aeroportos e companhias estão com baixa demanda nas últimas semanas, e uma alternativa que encontraram foi de reduzir os preços de passagens aéreas, pacotes de viagem e também de hospedagens.

Publicidade

As empresas estão buscando por meios de sobreviver em meio à pandemia e continuar recebendo lucros, por isso estão disponibilizando opções mais baratas para chamar os consumidores. As companhias aéreas, por exemplo, precisam manter todas as despesas de suas aeronaves e funcionários pagas, por isso há cada vez mais promoções de viagens para o segundo semestre do ano e 2021.

Empresas oferecem mais descontos em passagens aéreas

De acordo com pesquisas realizadas em nosso país, foram encontrados descontos de até 38% para passagens aéreas e que podem chegar a até 65% nos pacotes que incluem a passagem e a hospedagem. É claro, grande parte dessas ofertas são para o final do ano, em vista da melhoria da pandemia até lá.

Passagens que antes eram mais caras, podem agora ficar por metade de preço. Uma alternativa também é investir nos pacotes, pois incluem dois tipos de serviços por um preço mais em conta. Você adquire suas passagens aéreas e a hospedagem, pagando um único valor.

Confira os principais descontos em passagens aéreas no momento

As ofertas podem ser encontradas tanto nos sites das companhias aéreas, quanto nos portais das agências de viagem e dos agregadores de ofertas. Com uma rápida pesquisa você consegue encontrar excelentes valores para destinos internacionais e nacionais.

Um exemplo disso é o antigo Hotel Urbano, agora chamado de Hurb: é possível encontrar pacotes de viagens com até 40% de desconto. Você pode viajar por 5 dias para Punta Cana pagando somente R$1.299,00. Além disso, as empresas permitem aos consumidores pagarem em até 12 vezes no boleto ou cartão de crédito, não realizando consulta ao SPC nem ao SERASA.

Especialistas ainda informam que há grandes chances de os valores não continuarem tão baixos assim por muito tempo. Em breve, eles podem voltar a subir. Portanto, tomando os devidos cuidados, o consumidor pode realizar o sonho de uma viagem.

O que avaliar antes de investir em uma viagem agora

Não estamos vivendo um cenário muito agradável, por isso é preciso pensar muito bem antes de investir em uma viagem. Para muitos, esse é o momento de poupar e aguardar, por isso ficam indecisos se realmente vale a pena investir o que guardou com uma viagem ou aguardar para um momento em que esse dinheiro realmente for preciso.

É preciso levar em conta o período da sua viagem e se nessa época você terá como sair do trabalho, por exemplo. Devido à pandemia, muitas empresas estão flexibilizando os contratos de trabalho agora e fornecendo até mesmo férias coletivas aos seus funcionários. Dessa forma, quando as coisas voltarem ao normal, pode ser mais difícil de conseguir se afastar do emprego, mesmo que por alguns dias.

Outro fator muito importante e que não pode ser esquecido: você deve ter certeza de que terá como arcar com a viagem quando ela acontecer, levando em conta que ainda estaremos vivendo em um mundo cuja economia não se recuperou. A dica é avaliar todos os gastos da viagem para saber como isso vai impactar sua vida financeira.

Cuidados com os destinos internacionais

Também há descontos para viagens internacionais, mas os especialistas alertam para esse tipo de viagem que preferencialmente, deve ser deixada para mais à frente. Não é possível saber como estará o mundo nos próximos meses e dependendo do seu destino, a região pode demorar mais para se recuperar, além de que não há também como saber como estará o dólar.

O mais indicado é aguardar até o ano que vem para fazer uma viagem internacional. Ainda assim, se você quiser aproveitar os descontos do momento, busque por viagens internacionais que aconteçam somente a partir do segundo semestre de 2021.

Leve em conta também o fato de que muitas fronteiras estão fechadas e que isso pode continuar mesmo depois da crise.

Veja como não cair em golpes e fraudes

Muitos criminosos também estão aproveitando esse momento para aplicar golpes e é preciso redobrar a atenção para que isso não aconteça com você. Sempre busque por empresas que são conhecidas no mercado e que tenham uma boa reputação. Nesses casos, você não sofrerá com nenhuma pressão e poderá contar com uma empresa que zela pela sua credibilidade no mercado.

Outra dica para não cair em golpes é buscar se informar sobre a unidade fixa da empresa. Uma empresa que não fica em solo brasileiro pode ser mais difícil de entrar com alguma ação em caso de prejuízo com a viagem. Além disso, quando se trata de um golpe, geralmente a empresa não apresenta nenhum endereço.

Se optar por realmente fechar o negócio, o consumidor deve registrar tudo por meio de fotos e guardar todos os contatos que teve com a empresa.

Leave a comment