Governador Celso Ramos possui um clima subtropical úmido e quente, sem estação seca, segundo a classificação mundial de climatologia.

Em Governador Celso Ramos existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo no mês mais seco há muita chuva. Governador Celso Ramos tem uma temperatura média de 20.9°C. A pluviosidade média anual é 1090.8 mm.

Governador Celso Ramos é uma pequena cidade de 13.000 habitantes no sul do Brasil, na costa do Atlântico. Historicamente, costumava ser uma cidade baleeira com alguma notoriedade. Hoje ela ainda é muito ativa na coleção de frutos do mar, mas é principalmente graças ao seu turismo que é famosa.

Praias

De fato, Governador Celso Ramos tem praias magníficas, dignas das mais belas fotos de cartão postal, mas também uma paisagem que combina o mar e a floresta. Muitas instalações vão recebê-lo nas melhores condições para que você aproveite este canto do paraíso.

Anhatomirim

A fortaleza de Santa Cruz é a “Ilha Anhatomirim, que não faz mais parte de Florianópolis, mas a cidade de Governador Celso Ramos. A construção do século XVII uma arquitetura renascentista influência.

A fortaleza é parte do triângulo que compõem uma parte da cidade, que ainda tem a fortaleza de São José da Ponta Grossa e a fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

A fortaleza que serviu de prisão e base militar para as duas Grandes Guerras Mundiais é agora administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e foi restaurada na década de 1970, após anos abandonados. Um passeio pela história de Santa Catarina e do Brasil.

Os guias explicam todos os detalhes da construção (Comandante da Casa, Quartel General da Tropa, Armazém da Pólvora, entre outros) e sua finalidade. Os edifícios são muito interessantes, mas a visão que tem para as outras ilhas é linda. Também no passeio de barco pode conhecer outras fortalezas e ilhas e fazer paradas para nadar e almoçar.

Para conhecer a Ilha Anhatomirim, você pegará um barco para Florianópolis, é um pouco lento para chegar, então vale a pena passar um dia inteiro nessa excursão entre as duas ilhas de Florianópolis com as fortificações.

Anhatomirim é a ilha onde foi construída uma enorme fortaleza, a Cruz Anhatomirim Papai Noel. Vários edifícios preservados para visitar, como a antiga prisão, a casa do comandante e os quartéis Você pode ir ao redor da ilha e até tomar um banho.

Os barcos que chegam à ilha saem do centro da cidade de Florianópolis e das praias de Canasvieiras, Sambaqui, Daniela e Forte. Os preços variam de acordo com a estação, mas vale a pena, é um dos lugares mais bonitos de Florianópolis.

Esportes aquáticos

O município de Celso Ramos ocupa essa península no que pode ser chamado de cortes caprichosos, que compõem uma costa com mais de 40 praias de diferentes tamanhos. Lá, os banhistas se dividem com aqueles que praticam esportes náuticos, como surf, jet sky ou mergulho.

Muitos desses bancos têm excelentes infraestruturas para receber turistas e outros mantêm sua aparência natural.

Palmas

O mais notável e enormemente crescente, é “o segredo mais bem guardado do sul do Brasil”: Palmas, a maior praia de Celso Ramos.

Possui águas quentes e cristalinas, areias brancas e finas, natureza preservada, é perfeita para banhistas, pescadores e esportes náuticos e é considerada a mais importante pelo seu porte, características e infraestrutura imobiliária, com um presente e futuro marcantes.

De lá, é fácil observar de perto as ilhas: Grande das Palmas, Trinta Reis e do Arvoredo e seus quase três quilómetros de costa é observado um grande número de hotéis, pousadas, apartamentos e casas para alugar.

Reserva biológica de Arvoredo

Em Celso Ramos, além de Palmas, há muitos outros lugares que merecem ser visitados; a Reserva Biológica do Arvoredo, é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro.

A região também integra a Reserva Marinha do Arvoredo, um santuário de espécies raras de fauna e flora, com um grande número de golfinhos que ali vivem e que, além disso, acompanham alegremente os barcos em sua passagem por essas águas.

Fortaleza de Santa Cruz

Outro lugar rico em tradição além da Ilha de Anhatomirim, um ponto turístico popular, é o lar da Fortaleza de Santa Cruz, que completa o conjunto de fortes portugueses em Santa Catarina.

No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas; três na Baía Norte e o restante e mais importante é Anhatomirim, um edifício imponente, com uma arquitetura bem lusitana com influência renascentista.

O incidente mais importante ocorrido na ilha foi o resultado da “Revolução Federalista” em 1894, que terminou com a execução de uma centena de revoltosos.

Atualmente, a fortaleza está totalmente restaurada e é explorada pelo turismo, com boa atenção para os visitantes, restaurantes, bares e artigos para presentes.

Celso Ramos durante séculos reuniu um grupo de vilas de pescadores e, inicialmente, acolheu o mais importante catarinense núcleo caça costeira: Armação da Piedade, um lugar cobiçado por turistas hoje.

Este foi o ponto de partida para escravos e arpoadores que, em embarcações precárias, arriscaram suas vidas na difícil tarefa de capturar as baleias francas.

Esta prática atraiu colonos das Ilhas dos Açores e Ilha da Madeira, Portugal, que nomearam o lugar como Armação Grande, embora tenha sido conhecida como Nossa Senhora da Piedade, com o nome de sua igreja construída entre 1738 e 1745 e que Mantém-se intacto.

Armação da Piedade

Armação da Piedade, é uma colônia de pescadores que, em seus aproximadamente 150 metros, é cheia de cor e alegria.

Essa terra foi escolhida em 1743 para a construção de uma estrutura de armazenamento de baleias, que foi então usada para a extração de petróleo até que a atividade diminuiu, no ano de 1850 e lá você pode ver esta capela de Nossa Senhora da Piedade.

Os “ganchos”

“Ganchos” são os anzóis dos pescadores e, também, os nomes de três das cidades mais típicas de Celso Ramos: Canto dos Ganchos, Ganchos do Meio e Ganchos de Fora, são praias de águas calmas, grande concentração de pitorescos barcos pesqueiros e um hotel super exclusivo, só para casais, que atrai figuras internacionais.

Leave a comment