A Baía de Guanabara é uma região da cidade do Rio de Janeiro que possui vários lugares interessantes para se visitar, além de permitir um passeio de barco na própria Baía de Guanabara com uma linda vista, se tratando de uma experiência única e incrível.

Sendo na zona sul, oeste ou no centro, a Baía de Guanabara disponibiliza aos turistas e moradores da cidade vários passeios culturais, além de muita natureza para ser desbravada e admirada. Se engana quem pensa que a Baía de Guanabara consiste apenas nas principais praias do Rio (Copacabana e Ipanema), pois ela vai muito além disso e visitar a região pode necessitar de um dia inteiro.

Se você está indo para o Rio de Janeiro em suas próximas férias e quer conhecer a região da Baía de Guanabara, confira a seguir as principais dicas do que se fazer no local.

Museu do Amanhã

Um dos lugares que você pode visitar na Baía de Guanabara é o Museu do Amanhã. É um dos melhores museus do mundo, sendo focado totalmente em sustentabilidade e possuindo lindos artefatos e peças que muitos ficam deslumbrados.

É um museu muito visitado, por isso uma das melhores formas de evitar as longas filas é fazendo a sua reserva pelo site. Assim você poderá visitar o local sem ter que esperar muito tempo.

Santuário de Nossa Senhora da Penha

Na zona norte da Baía de Guanabara se encontra a Igreja da Penha que fornece aos visitantes uma das vistas mais lindas de toda a cidade. Diversos fiéis pagam suas promessas no local, pois é lá que se encontra uma escadaria com quase 400 degraus, até chegar na igreja.

Caso você não queira subir tudo isso para chegar até a igreja, é possível ir de bonde gratuitamente, pois ele é específico para transportar os turistas até o local. Na igreja, o local mais indicado é a Sala dos Milagres, onde muitos vão para fazer os seus pedidos.

Parque Lage

O Parque Lage é conhecido pelos cariocas por um nome muito engraçado: “o sovaco de Cristo”, afinal fica logo abaixo do braço direito da estátua do Cristo Redentor. É um lugar muito bonito e ideal para quem deseja passar momentos de tranquilidade para descansar o corpo e a mente.

Quem visita o local pode apreciar uma refrescante brisa vinda da Floresta da Tijuca, combinado com o paisagismo do parque, tornando-o propício para um piquenique ou para passear com seus amigos e familiares. No interior do parque é possível encontrar uma mansão que engloba uma escola de arte e um café. O parque abre diariamente e você não precisa pagar nada para visita-lo.

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é muito conhecida e com certeza você já deve ter a visto em várias fotos de turistas no Rio de Janeiro. A escadaria foi decorada pelo artista brasileiro Jorge Selarón até 2013 com centenas de ladrilhos diferentes. Tudo isso tornou a escadaria uma obra de arte real, sendo o lugar perfeito para tirar lindas fotos.

O local é extremamente bonito, mas é muito movimentado durante o dia e principalmente nos finais de semana. A dica é, se você quiser encontrar a escadaria vazia, vá durante a semana e de manhã bem cedo.

Maracanã

Você também pode conhecer o maior estádio do mundo na Baía de Guanabara. O Maracanã foi construído no final da década de 40 e desde então já passou por muitas reformas, mas ainda continua sendo o maior do mundo e o palco de muitas disputas do futebol. Hoje em dia, o estádio é um templo histórico do futebol, sendo possível fazer visitas guiadas diariamente, com uma hora de duração.

Basta chegar no local e ver quando vai sair a próxima visita. Você poderá participar dela e conhecer o grande acervo do Maracanã.

Faça um passeio de barco na Baía de Guanabara

O passeio de barco pela Baía de Guanabara é uma experiência incrível para os visitantes e possui vários benefícios. Durante o passeio, além de apreciar a vista, é possível conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O início do passeio permite ao turista ver mais de perto o conhecido Pão de Açúcar, assim como os morros da Urca.

Ao longo do passeio, os visitantes conseguem ver de longe as praias do Flamengo e Botafogo, além da Pedra da Gávea e o Morro do Corcovado. O passeio também permite aos visitantes conhecerem alguns pontos turísticos da cidade de Niterói e ainda é possível dar um mergulho para se refrescar. O veleiro onde é realizado o passeio faz uma parada e todos os visitantes podem dar um mergulho se quiserem.

Visite a Baía de Guanabara

A Baía de Guanabara é um excelente local para se visitar e se passar o dia. Seja com amigos ou com a família, o passeio é encantador e permite que você conheça um pouco mais da cultura da cidade e se surpreenda com as paisagens que são promovidas em todos os passeios.

Grande parte dos passeios e dos locais para conhecer na Baía são gratuitos, por isso não tem desculpa para não fazê-los. Viaje para o Rio de Janeiro e faça, logo no primeiro dia, o passeio de barco, assim você terá uma noção de vários lugares para conhecer. Reserve um dia para desbravar os outros pontos que mencionamos na Baía e assim conhecer por completo a cidade e todos os seus encantos.

Leave a comment