6 Atividades Imperdíveis para se fazer em Paraty

A cidade de Paraty é um local agradável para as pessoas que desejam explorar culturas, histórias e ainda poder relaxar com o auxílio da natureza. Localizada no litoral do Rio de Janeiro, a cidade é considerada patrimônio histórico nacional por conta das construções históricas que possui ao seu redor, podendo principalmente, contar parte da história do Brasil como no caso cafeicultura e a escravidão – que fora muito forte na região – e uma série de outros acontecimentos que contam seus detalhes por si só através dos prédios.

Com uma beleza natural indescritível, a cidade pode oferecer atrações diferentes para o turista e que vão desde passeios com a pretensão de conhecer a história da cidade e os detalhes da sua cultura, ou até mesmo a possibilidade de explorar a vida marinha que é muito presente em suas praias ou lagoas. Em Paraty os turistas podem encontrar desde atrações mais agitadas para os jovens, e até mesmo passeios tranquilos para descansar.   Confira abaixo cerca de 6 atividades imperdíveis para que você possa aproveitar Paraty.

# 1 – Mergulhar na Piscina Natural do Cachadaço

Para as pessoas que desejam explorar a vida marinha da região de Paraty, tende a ser a crucial conhecer a Piscina Natural do Cachadaço. O local permite que mergulhe com um snorkel de forma segura, justamente pela sua profundidade ser de no máximo 1 metro. A piscina é formada por uma área de mar protegida pelas pedras a sua volta e sendo o ponto ideal para famílias com crianças, que gostariam de curtir uma atração sossegada.

 

# 2 – Aprecie a vista da cidade no Forte Defensor Perpétuo

O Forte Defensor Perpétuo fora construído em 1822 com o objetivo de defender a Baía de Paraty durante todo o processo de independência do Brasil. No local pode-se avistar a cidade de maneira ampla – admirando as suas belezas. Além disso, pode ainda realizar um tour em todo o complexo do Forte tendo intuito de conhecer locais históricos, como a Casa do Comandante, a ala do Quartel de Tropas e também , o Quartel dos Inferiores.

 

# 3 – Aproveite a calma das águas da Lagoa Azul

Para as pessoas que se encantam por águas bem azuis e cristalinas, a Lagoa Azul passa a ser um local ideal para descansar ou inclusive praticar mergulho. No caso, a lagoa seria uma grande piscina natural que pode ser explorada a partir de passeios feitos de barco, podendo apreciar também a vida marinha que se encontra em abundância na região. O ideal para as pessoas que desejam aproveitá-la ao extremo é alugar barcos particulares.

 

# 4 – Conheça a história de Paraty no Centro Histórico

Composto por construções históricas como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Sobrado de Bonecos e inclusive a antiga cadeia de Paraty, o Centro Histórico passa a ser o local ideal para as pessoas que desejam ter a chance de conhecer um pouco da história da cidade e apreciar parte de sua cultura. No local também pode-se encontrar a Casa de Cultura – preservada pela comunidade local.

 

# 5 – Explore a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan

Para as pessoas que desejam fugir um pouco das praias de Paraty e ainda se refrescar, é possível apostar na Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan. A cachoeira acaba sendo a mais explorada da cidade devido ao seu “tobogã” natural formado por uma pedra lisa e que garante bons momentos de diversão. Mas se o objetivo é apenas se refrescar, pode ir até o Poço do Tarzan que garante banhos seguros, sem riscos de escorregar na pedra.

# 6 – Aproveite a cultura da Festa Literária Internacional de Paraty

Aos apaixonados por leitura se torna mais que interessante aproveitar a Festa Literária Internacional de Paraty que acontece todos os anos durantes os meses de junho e julho ao longo do Centro Histórico. No caso, a festa acaba reunindo milhares de turistas, além de vários escritores renomados ou que ainda estão iniciando a carreira determinados a compartilhar suas histórias e debater sobre a literatura com pessoas presentes na festa.

 

Existem outras diversas atrações disponíveis na cidade de Paraty e que podem te oferecer a oportunidade de conhecer a história paratiense ou então organizar um conjunto de passeios com intenção de explorar a natureza. Não deixe de apreciar a beleza natural que cerca a cidade, podendo relaxar nas águas calmas do mar ou no agito das cachoeiras, ideal para quem deseja revigorar as energias – ou obter a oportunidade de radicalizar, como tende ocorrer diante da Cachoeira do Tobogã.

Veja algumas Passagens Aéreas para Paraty que encontramos nas últimas horas:

1 Comment

  1. Gostaria. de saber se tem promoção de moc ao Rio de Janeiro em set?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>