O que devo esperar de uma viagem a Chapada Diamantina

A quem se interessa por natureza, trilhas, paraíso, cachoeiras e muita caminhada, com certeza o destino certo é a Chapada Diamantina. Um local com bastante mato, trilhas fechadas, travessias de rios e também eventuais encontros com animais, que vamos dizer, não muito simpatizantes, mas que fazem parte do local e assim devem pertencer. Portanto, se você quer escolher um destino para viajar e ainda não sabe ao certo para onde ir, preste atenção nessa matéria e veja que a opção pode estar aqui mesmo.

A cidade

A cidade conhecida como a capital turística da Chapada, Lençóis fica no interior da Bahia, cerca de 412 km de Salvador. Fundada no século XIX, quando houve a então descoberta de jazidas de diamantes na cidade vizinha e Mucugê. As jazidas foram altamente exploradas e com isso o ciclo do garimpo terminou, mas deixando através disso uma grande herança: a descobertas de grandes grutas e cachoeiras por toda a chapada. Todavia, o turismo ecológico na região só começou a ser consolidado lá pela década de 70. Já em 1973 os Lençóis foram tombados pelo Patrimônio Histórico e hoje faz parte da principal porta de entrada de visitantes da chapada.

O que fazer

A Chapada Diamantina é um local que tem atrações para todos os gostos, desde aventureiros, até para quem não gosta de aventura ou trilhas, para isso tem o Ribeirão do Meio que fica dentro da cidade de Lençóis mesmo. Tendo trilhas leves, podendo até ser curtida por crianças.

Um bom ponto de parada nas redondezas é a vista do Morro do Pai Inácio, ótimo lugar para tirar fotos em grutas desenhadas pela natureza, tal como a Gruta da Torrinha sendo esse o ponto turístico que talvez exija maior esforço físico.

Outros lugares que merecem atenção e próximos desse local são: Serra das Paridas, Cachoeira do Mosquito, poços Azul e Encantado, Igatu, assim como passeios de canoa no Pantanal de Marimbus até a cachoeira do Roncador. Todos repletos de muitas obras da Mãe Natureza.

Hospedagem:

Em função da distância e da quantidade de lugares para visitar, um dia não será suficiente para conhecer tudo, logo, sugestões de locais onde ficar sempre são bem-vindas, para isso fizemos uma breve seleção de alguns locais interessantes entre os pontos citados acima.

Dentre elas destacamos alguns hotéis que dispõem, para quem desejar, apartamentos trabalhados com temática de lua de mel, ou até mesmo equipados com hidromassagens para um relaxamento após um dia cheio de aventuras.

Outras opções são: Estalagens bem conhecidas no local, também conhecidas pelos seus cafés da manhã caprichados. Hotel de Lençóis, localizado na parte mais alta da cidade. Vila Serrano e a Casa da Geléia são boas recomendações.

Alimentação:

Com relação à culinária, existem restaurantes que oferecem em seu menu um cardápio contemporâneo com releituras regionais e também um lado mais popular conhecido como a “Rua da Baderna” com diversidades gastronômicas para todos os gostos.

Para todos os locais que você for visitar, uma dica muito importante, carregue sempre dinheiro consigo, são poucos os lugares que aceitam cartões, não corra o risco de ficar sem um registro ou até mesmo uma lembrancinha de algum dos locais.

Como chegar:

Os aeroportos nacionais mais próximos são os de Belo Horizonte, trajeto realizado próximo a uma hora de viagem e o de Salvador próximo a duas horas, caso queira uma opção terrestre, a empresa Real Expresso faz o trajeto de Salvador a Lençóis (mais ou menos 400 km) em cerca de sete 7 hora.

Gostaria de conhecer a Chapada Diamantina? Encontre passagens aéreas promocionais para Lençóis voando de Belo Horizonte ou Salvador. Existem várias companhias aéreas fazendo promoção o ano todo para essa região. Não vai querer ficar fora dessa. Vai?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>